Quais os benefícios da Aromaterapia?

Bem-estar e a Aromaterapia

Existem inúmeros benefícios ao adotar a aromaterapia no dia-a-dia, separamos os mais notáveis usos e suas principais serventias

Medicina Veterinária Integrativa

Tratamento para seu Pet

O poder dos óleos essenciais na cura

Bem estar para o Tutor

Compostos Naturais e Eficazes

Medicina Veterinária Integrativa

A Medicina Veterinária Integrativa enxerga os animais como um todo. Não busca tratar apenas um sintoma, mas sim a causa do desequilíbrio que leva ao aparecimento de doenças e alterações comportamentais.

Nessa prática, é proposta uma parceria entre veterinário e tutor, que colabora com as informações sobre o estilo de vida, sintomas e hábitos de seu pet e se compromete a fazer as alterações e intervenções necessárias buscando sempre uma melhor qualidade de vida ao animal tratado.

Diversas técnicas e especialidades podem ser envolvidas nessa modalidade de tratamento, de acordo com a individualidade de cada pet. Em geral os profissionais praticantes da veterinária integrativa são adeptos a técnicas como a homeopatia, acupuntura, medicina tradicional chinesa, nutrição funcional, fisioterapia, terapias biofotônicas, reike e aromaterapia, pois entendem que o equilíbrio corpo e mente é extremamente importante nos processos de cura.

A Aromaterapia, através da inalação de óleos essenciais dispersos no ar é uma grande aliada nessa busca pelo equilíbrio e bem estar dos Pets e dos seus Tutores. As ações terapêuticas cientificamente comprovadas decorrente na inalação dos óleos, são capazes de promover rapidamente alterações metabólicas e emocionais nos organismos vivos de maneira segura e eficaz.

Tratamento para seu Pet

Muita gente se pergunta se os animais podem ser beneficiados pelo uso dos óleos essenciais e se isso é seguro.

Na verdade, diversas espécies já usam o poder dos óleos diretamente da natureza. Peixe, por exemplo, podem ser expostos aos óleos essenciais através da decomposição de plantas aquáticas tanto na água doce, como nos oceanos. Os insetos, também tem contato direto com esses metabólitos, assim como todos os animais de vida selvagem que estão aptos, a buscar substâncias curativas naturais usando seu instinto e de acordo com suas necessidades.

As aves de maneira geral, são extremamente sensíveis a intoxicações por produtos de limpeza, velas perfumadas e até mesmo a purificadores de ar e isso ocorre pela presença de componentes químicos e sintéticos nesses produtos, que também podem fazer mal para os humanos, cães, gatos e outros pets doméstico. Talvez esteja aí a resposta sobre aquela alergia de pele ou respiratória que ninguém consegue te explicar.

Gatos são animais mais sensíveis a diversos elementos, inclusive a remédios de uso comum produzidos pelas grandes indústrias farmacêuticas seja na linha humana ou veterinária e a óleos essenciais adulterados ou sintéticos, que podem fazer mal a qualquer ser vivo de acordo com sua sensibilidade individual.

Quando falamos de óleos essenciais puros e de boa procedência, é correto afirmar que cães, gatos, cavalos, animais exóticos, aves e animais de produção podem ser tratados com a aromaterapia, desde que se respeitem algumas regras básicas, de acordo com o metabolismo e fisiologia de cada espécie. Por isso o estudo sobre esse tema se torna muito útil. Como tutor que conhece bem o seu bichinho, você mesmo pode ajudá-lo a se sentir bem e feliz através desses poderosos óleos essenciais e lembre-se de sempre recorrer a um profissional veterinário quando a saúde física for afetada. Os óleos essenciais que hoje já são considerados nutracêuticos, podem fazer maravilhas também para a saúde do seu Pet.

Os resultados podem ser surpreendentes!

O poder dos óleos essenciais na cura

Os óleos essenciais têm sido usados em humanos e em animais há vários séculos e eles representam até hoje uma parte importante da medicina chamada popular em todo o planeta. Essa medicina se refere a busca da cura com práticas de um seguimento da população, transmitidas informalmente e que usa ervas medicinais de acordo com a região em que se encontram.

Óleos Essenciais são na verdade um grupo muito diverso de complexas misturas de metabólitos secundário produzidos por várias espécies vegetais aromáticas. A sua natureza e composição varia de planta a planta e das diferentes espécies e famílias a que elas pertençam.

Até o momento, mais de 3000 variedades de compostos aromáticos voláteis já foram reconhecidos pela ciência e centenas de componentes químicos podem ser encontrados em apenas um tipo de óleo. Esses componentes apresentam propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais, antibióticas, antissépticas, antifúngicas, antitumorais, imunoestimulantes, antiespasmódicas, etc.

Bem estar para o Tutor

Sabemos do imenso amor que cada tutor tem por seu Pet, que hoje é considerado um membro importante da família. Quando esse membro adoece e não sabemos o que fazer, a tristeza e o desespero podem tomar conta de nós. E o que acontece quando ficamos nesse estado emocional? Nosso sistema imunológico pode ser alterado levando ao aparecimento de problemas também na nossa saúde, seja no físico ou emocional.

Além disso, assim como ocorre nos humanos, alterações que levam a dor crônica, como artrites e artroses, problemas de coluna, cânceres e inúmeros outros processos dolorosos também afetam o estado emocional dos nossos animais que ficam tristes, depressivos e sem apetite, dificultando ainda mais o processo de tratamento e de bem estar desses indivíduos.

Os óleos essenciais usados há milênios como promotores naturais de cura, também oferecem através da aromaterapia suas fragrâncias calmantes e revigorantes. Além das  suas propriedades químicas capazes de interagir metabolicamente com os organismos vivos, esses aromas voláteis que se desprendem no ar, entram em contato com sensores olfatórios presentes na mucosa nasal e levam de maneira instantânea informações importantes diretamente para nosso cérebro, promovendo reequilíbrio e bem estar e despertando diversas emoções de acordo com o óleos escolhido. Além da saúde física, os óleos essenciais podem ainda ser usados nos tratamentos de um amplo leque de distúrbios comportamentais como medo, agressividade, ansiedade entre outros.

Tratando seu pet com essa técnica, você também vai ser impactado com os benefícios terapêuticos trazidos por esses valiosos e curativos aromas 

“A imaginação é metade da doença;
a tranquilidade é a metade do remédio;
E a paciência é o primeiro passo para a cura.”
Ibn Sina, conhecido como Avicena, filósofo e considerado o pai da medicina moderna

Esteja bem, para que seu Pet fique bem!

Compostos Naturais e Eficazes

Você sabe de onde vem grande parte dos medicamentos produzidos pelos grandes laboratórios farmacêuticos?

Os remédios ou fármacos, como também são chamados, são produtos fabricados ou manufaturados nas indústrias e usados no tratamento e controle de doenças, com o objetivo de aliviar sintomas, prevenir ou curar. Cada um deles tem uma diferente função e atua em regiões distintas do corpo. Mas de onde eles vêm?

As plantas e ervas usadas como medicamentos desde o início dos tempos e ainda hoje através da medicina popular, chamaram a atenção dos cientistas que estudaram e isolaram seus compostos químicos para a fabricação dos fármacos que conhecemos e usamos hoje. Nossos remédios modernos podem ser então produzidos com a própria planta extraída da natureza ou ainda (e é o que acontece na maioria dos casos), usando o princípio ativo sintético dessa planta ou de outros compostos naturais como minerais e animais.

Quer dizer então que os medicamentos que eu compro na farmácia ou nos petshops tem sua origem na natureza? A resposta é SIM. No fundo, todos nós usamos a natureza para curar!

Mas afinal, qual é a diferença entre os remédios comerciais e os óleos essenciais?

Os óleos essenciais extraídos de forma pura e com características 100% orgânicas preservam na sua composição suas características iniciais e composição química única. Alguns deles são compostos de uma mistura com mais de 100 componentes químicos em diferentes concentrações e que agem de forma sinérgica (onde a ação de uma substância coopera e estimula a ação da outra). Trabalhos já demonstram que quando isolamos o princípio ativo de maior concentração presente em um determinado óleo e o usamos de forma pura, os resultados obtidos não serão tão eficientes como os obtidos com o uso do óleo na sua forma natural e na sua estrutura química completa, assim como também é maior a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais.

Aí está a prova do perfeito equilíbrio oferecido pela Mãe Natureza.

Os óleos essenciais como substâncias altamente concentradas, devem ser considerados remédios naturais e usados com sabedoria. Somente o médico veterinário, como profissional que domina a fisiologia animal, é habilitado a indicar o uso tópico e oral dessas substâncias.

E aí, pronto (a) para entrar no mundo da Aromaterapia Animal? Clica aqui fala com a gente